Pela nossa diáspora!

Este paivense, humilde como muitos outros deixaram a terra e pelo seu empreendedorismo tornaram-se famosos além fronteiras..

ANTÓNIO DA COSTA BERNARDES, O “FERRAMENTA” (1874- 1907) – BALONISTA A apresentação deste herói é feita por António Conde(*) e surpreende os parentes mais próximos, porque tamanho arrojo, iniciativa e empreendedorismo é desconhecido pelos seus conterrâneos.

Ficha biográfica do célebre balonista António da Costa Bernardes, mais conhecido por “Ferramenta”, nascido em Vila Verde, Castelo de Paiva em 30 de Abril de 1874. Foram célebres as ascensões (em número de 31) que fez em várias terras de Portugal e no Brasil. Faleceu em 24 de Julho de 1907, depois de ter inalado gases tóxicos ao encher o balão dirigível, junto à Praça de Touros da Serra do Pilar. (*) O autor António Conde deste trabalho é Licenciado em História, com pós-graduação e mestrado (pré-Bolonha), em História Contemporânea, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Para saber mais: https://sampahistorica.wordpress.com/2019/04/26/a-ascensao-do-ferramenta/ https://riodosbonssinais.blogspot.com/2019/04/linha-aerea-e-outros-voos-historia.html Martinho Rocha p.s. Será numa próxima iniciativa proposto a incluir a Galeria dos notáveis e empreendedores na ADEP

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s